Análise O que a falta de criatividade tem a ver com a criação de tantos Salões de Beleza pelo Brasil usando MS Power BI

O Governo Brasileiro sempre foi lento na implantação de tecnologias ou na integração de dados que beneficiem a população. Contudo, ontem foi lançado no Brasil o Mapa de Empresas criado pelo Ministério da Economia e Serpro.

É que as tecnologias do Governo brasileiro estão caminhando lentamente ainda, afinal, há muitos governos que já saíram do modelo analógico “la carte” de atender ao cidadão para um modelo totalmente digital “self service”.

Eu analisei esses dados do mapa das empresas lançado ontem e a minha conclusão é preocupante! Mas, antes de tudo, é bom você considerar que eu não tenho preconceito com as atividades econômicas abaixo, eu apenas apresento os dados para concluirmos.

Eu analisei dados de abertura de empresas desde 2017 até 2020 dos Estados UnidosEuropa e comparei com os dados do Brasil.

Você teria coragem de abrir um CNPJ hoje no Brasil?

Todos nós já sabemos das dificuldades enfrentadas pelos empresários brasileiros ao optarem em abrir suas empresas e a alta carga tributária.

É altíssima também a importância do setor de serviço numa economia, entretanto, enquanto nos últimos 4 anos nos Estados Unidos e Europa os empresários de lá estão criando outras formas de serviço, mas no Brasil, adivinhe qual é a atividade econômica com maior índice de abertura no Brasil ?

Cabeleireiras e Pedicure!! Isso mesmo.. E qual o estado brasileiro onde está essa maior concentração no Brasil ?

Será que isso acontece porque é menos arriscado abrir um salão de beleza? Seria devido ao alto número de mulheres empreendedoras?

Algumas cidades eu tenho notado estão saturadas de salões de beleza ou de drogarias. Será que esse é o “destino” do varejo? Seria essa escolha por lógica ou por vocação dos empresários brasileiros ?

Eu trago esta reflexão para que escolas governos entendam esse caminho mais fácil ou menos arriscado optados por esses empresários, enquanto fora do Brasil, a maioria dos novos negócios envolvem novos tipos de serviços e/ou tecnologias.

E é interessante o brasileiro cuidar dos pés e das mãos, mas quem está cuidando da “cabeça” dos cidadãos brasileiros da próxima geração de empresários?

Esse maior número de escolha pelo ramo de Salões de Beleza no Brasil também traz outras verdades inconvenientes, talvez, para a nossa reflexão. Eu destaco a mais importante:

  • As mulheres estão cada vez estudando mais do que os homens, mas elas não são ainda a maioria na abertura de novos negócios. Quanto menor o nível de educação formal, maior a quantidade de abertura de negócios que não exigem uma formação superior;
  • Aberturas de negócios não pela inovação, mas pelo baixo risco.

Quer acessar aos dados completos da minha análise?

Heverton Anunciação
The CRM Guy, O Cara do CRM e o Caçador de Experiências Excepcionais aos clientes.

Me adicione no Linkedin ou conheça mais do meu trabalho em: www.heverton.com.br

author of books / autor dos livros:

  • 30 Advice from 30 Greatest Professionals in CRM and Customer Service in the world, foreword by Don Peppers.
  • The Book of all 20 Methodologies to improve and profit from Customer Experience and Service — Why, when and how to use each one
  • The Official Dictionary for Internet, Computer, ERP, CRM, UX, Analytics, Big Data, Customer Experience, Call Center, Digital Marketing and Telecommunication: The Vocabulary of One New Digital World
  • 41 Conselhos dos 41 Maiores Especialistas em CRM e Atendimento ao Cliente do Brasil e com o prefácio de Dr. Filomeno, autor do Código do Consumidor brasileiro
  • O Capitalismo do Cliente: O que Importa é a experiência do Consumidor e com prefácio de Roberto Meir, presidente da Consumidor moderno