Carlos Fernando dos Santos Lima, ex-procurador da Operação Lavajato

Advogado na área de compliance, investigações internas, monitoria, e acordos de leniência e colaboração premiada.

Carlos Fernando é advogado na área de compliance, investigações internas, monitoria, gestão de crises e acordos de leniência e colaboração premiada. Foi Procurador Regional da República em São Paulo-PRR3 e ex-membro da Força Tarefa Lava Jato em Curitiba entre 2014 e 2018. Foi Promotor de Justiça do Paraná entre 1991 e 1995. Em 1995 iniciou sua carreira no Ministério Público Federal, sendo o responsável pela instalação da Procuradoria no município de Foz do Iguaçu. Posteriormente, foi por duas vezes Coordenador Criminal da Procuradoria da República no Paraná. Nos anos de 2003 a 2006 foi membro da Força Tarefa Banestado/CC5, a maior investigação de crimes do colarinho branco do país antes da Operação Lava Jato. Cursou o Master of Laws em Cornell Law School ( class of 2008/2009), uma das mais tradicionais e importantes universidades americanas. Foi o responsável pela elaboração dos primeiros acordos de Colaboração Premiada e de Leniência pelo Ministério Público brasileiro. Ministra palestras, treinamentos e cursos de pós-graduação em compliance, acordos de colaboração e leniência, lavagem de dinheiro e combate à corrupção. É colunista e articulista em jornais e revistas. Possui os seguintes prêmios profissionais:
• Prêmio 2015 da Global Investigations Review (GIR) – Nova Iorque – EUA, na categoria “órgão de persecução criminal ou membro do Ministério Público do ano”
• Prêmio AJUFE 2016,por boas práticas para a eficiência da Justiça Federal
• IV Prêmio República 2016 – Hors Concours pela atuação exemplar no Combate à corrupção com a iniciativa Força-Tarefa Lava Jato
• Prêmio 2016 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na categoria “Redução da Corrupção”
• 13º Prêmio Innovare, na categoria Ministério Público
• Prêmio Anticorrupção 2016 da organização não-governamental (ONG) Transparência Internacional – Panamá – 2016
• Finalista do Prêmio Allard de Integridade Internacional 2017 – Canadá
• Prêmio por Realização Especial 2018 da International Association of Prosecutors

YouTube player